Diocese São Carlos ago 18, 2016

Ano Eucarístico 2016

Em 2016 será celebrado o quarto centenário da cidade de Belém no dia 12 de janeiro e do início da Evangelização da Amazônia. Completam-se ainda os 110 anos de elevação da então Diocese a Arquidiocese e Sede Metropolitana.

O XVII Congresso Eucarístico Nacional – CEN2016, que será realizado na cidade de Belém do Pará, de 15 a 21 de agosto de 2016, vem em um momento oportuno, pois desejamos tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e ação missionária na Amazônia; de um povo de fé, que testemunha com sua cultura e maneira de ser, uma Igreja viva no Norte do Brasil. Por isso o CEN2016 terá como  tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e como lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”.

O Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus Cristo. A partir dessa profissão explícita de nossa fé na Eucaristia, o Congresso Eucarístico busca as consequências práticas da celebração dos Santos Mistérios e do Culto Eucarístico em geral, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade (Cf. Jo 4, 24).

A Eucaristia é o próprio coração da vida cristã. “A celebração da Missa, como ação de Cristo e do povo de Deus hierarquicamente ordenado, é o centro de toda a vida cristã, tanto para a Igreja, quer universal, quer local, como para cada um dos fiéis. Nela culmina toda a ação pela qual Deus, em Cristo, santifica o mundo, e todo o culto pelo qual os homens, por meio de Cristo, Filho de Deus, no Espírito Santo, prestam adoração ao Pai. Nela se comemoram, ao longo do ano, os mistérios da Redenção, que, por esta forma, se tornam presentes. Todas as outras ações sagradas e todas as obras da vida cristã, que com ela estão relacionadas, dela derivam e a ela se ordenam”

Cabe-nos uma grande responsabilidade pois seremos a capital eucarística de nosso país, acolhendo pessoas de todas as regiões do Brasil. O ano de 2015 foi escolhido como tempo de forte preparação ao Congresso Eucarístico, chamado agora de ANO EUCARÍSTICO, com o tema “A IGREJA DE BELÉM RUMO AO CONGRESSO EUCARÍSTICO”. Celebraremos o Ano Eucarístico de 12 de janeiro de 2015 a 12 de janeiro de 2016. Para tanto, desejamos a convergência de várias torrentes de graças no esforço evangelizador de nossa Igreja, como seis rios de água viva! Venha junto a Arquidiocese de Belém fazer parte das diversas atividades de preparação para o CEN2016,

Fonte: Site Congresso Eucarístico Nacional