Diocese São Carlos nov 14, 2017

Aconteceu na diocese: Reunião de Formadores

Da redação, com informações do Padre Sandro Portella – Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio

Aconteceu, nesta manhã de terça-feira, 14, no Seminário Diocesano de São Carlos, a reunião do nosso Bispo com a Equipe Diocesana de Formadores.

Dom Paulo, após a oração, iniciou o encontro fazendo uma reflexão sobre a caminhada da Igreja e a vocação presbiteral desde o Concílio Vaticano II até o papa Francisco.

Como a Igreja ensina, o presbítero é um homem de Deus e deve ser e guiar toda a sua vida à semelhança de Cristo-Cabeça.
Dom Paulo lembrou, também, que o Padre, bem como aquele que se prepara para isso, os seminaristas, devem ser pessoas de oração e guiadas pela Palavra.

“Todo padre deve buscar o sentido de sua vida à partir do seguimento de Cristo, em em nosso caso, pela condição de padres seculares, à imagem de Cristo Bom Pastor”.

Salientou que o presbítero é um homem tirado do meio do povo mas que não pode se “mundanizar”. A partir disso, pediu aos reitores e à toda equipe de formação para que observe essa prática em nossas casas de formação.

Na segunda parte da reunião fez uma avaliação da caminhada de nossos seminários neste ano, ouviu as considerações de cada padre formador e manifestou o desejo de se reunir com maior frequência a fim de organizar uma itinerário de formação permanente em nossa Diocese. Encerrou o encontro com um momento de confraternização com a equipe de formadores e os seminaristas de Filosofia.