Diocese São Carlos set 20, 2017

Aconteceu na diocese: II ENVIA – Encontro de Vicentinos na Amizade

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações do Confrade Luiz Alberto Botega – Vice-presidente do Conselho Metropolitano de São Carlos Sociedade de São Vicente de Paulo

Aconteceu no último domingo, dia 17 de setembro, o II ENVIA – Encontro de Vicentinos na Amizade, evento promovido pelo Conselho Metropolitano de São Carlos da Sociedade de São Vicente de Paulo.

O encontro foi realizado no Centro Vicentino de Formação Rosalie Rendü, na cidade de São Carlos e teve a participação de mais de 800 vicentinos de toda região do Conselho Metropolitano, que inclui as cidades sedes dos Conselhos Centrais de Americana, Araraquara, Batatais, Franca, Itápolis, Jaboticabal, Jaú, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São João da Boa Vista e São Carlos, que ainda abrangem outras cidades próximas de suas regiões.

O evento abordou, como tema principal, o Lema Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, sobre os 400 anos da Espiritualidade Vicentina no mundo.

A Família Vicentina possui mais de 165 grupos, sendo que 23 deles se encontram no Brasil. De todos eles, a Sociedade de São Vicente de Paulo,  a sociedade é formada por leigos, e  reúne um conjunto de Congregações, organismos, movimentos, associações, grupos e pessoas que, de forma direta ou indireta, ajudam a espalhar o Carisma Vicentino pelo mundo.

A Sociedade

Outro tema abordado internacionalmente pela SSVP é o ano de Emanuel Bailly, que foi um dos fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo, juntamente com o Beato Antonio Frederico Ozanam e seus companheiros.

Bailly, o mais velho dos amigos, “era um homem muito sábio e paciente. Sabia que era preciso esperar, pois as coisas aconteciam no tempo certo de Deus. Sempre foi muito ponderado. E eu quero ser igual a ele. Com calma e paciência, sei que a gente consegue alcançar o que desejamos”, segundo Luciana Moreira, consócia da nossa área, na região do Conselho Central de Limeira, que ganhou o concurso internacional sobre Emanuel Bailly.

Como palestrantes desses temas tão enriquecedores, tivemos a presença de outros irmãos da Família Vicentina: Padres Mizaél Donizete Poggioli e Edson Friederichsen da Congregação da Missão, ordem religiosa fundada pelo próprio São Vicente de Paulo e o Irmão Agenor, da ordem Religiosos de São Vicente de Paulo, formada por irmãos consagrados e sacerdotes. Padre Mizaél é o principal autor dos livros que os vicentinos estudam durante as reuniões do ano. Padre Edson foi assessor espiritual do Conselho Metropolitano de São Carlos entre os anos de 2008 e 2014.

Foi um final de semana de muita alegria e cheio da Espiritualidade Vicentina que remeteu ao ensinamento maior de Jesus Cristo, que é de Servir aos Seus Preferidos, aqueles que sofrem e padecem, os Pobres, que para nós, são Mestres e Senhores.