Diocese São Carlos nov 20, 2017

‘Iniciação Cristã’ foi tema da Assembleia Diocesana de Catequese realizada em Matão

‘Iniciação Cristã’ foi tema da Assembleia Diocesana de Catequese realizada em Matão

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos com informações do Padre Renato Gonçalves – Assessor Diocesano de Catequese

Na manhã deste domingo, 19 de novembro, aconteceu na cidade de Matão, na Paróquia Santa Cruz, a Assembleia Diocesana Catequética, que na oportunidade reuniu todos os coordenadores das pastorais de INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ: Batismo, Eucaristia, Crisma e Catequese de adultos de toda a nossa diocese para um momento de encontro e reflexão.

Estiveram presentes 283 coordenadores dos quatro vicariatos: São Carlos, São Bento, Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora do Patrocínio. O Tema escolhido foi: “VÓS SOIS O SAL DA TERRA, VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO.” (Mt 5, 13-14).

Levando em conta as Diretrizes Gerais de nossa Igreja que a Iniciação a Vida Cristã é uma urgência na ação evangelizadora desde 2011, o encontro pretendeu indagar aos presentes: Onde estamos como Igreja, Casa de Iniciação a Vida Cristã, Batismo, Eucaristia e Crisma? E para onde precisamos chegar? Quais os passos que iremos tomar?

Partindo da colocação do Padre Marcelo Souza (coordenador de pastoral da diocese de São Carlos) em culminância com o início do Ano Laicato, todos são chamados a ser discípulos e como discípulos, sujeitos e não mais protagonistas na construção do Reino de Deus neste mundo, segundo o documento 105 – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade.

A comissão diocesana catequética apresentou, em seguida dados percentuais, de algumas das questões do questionário de quatro dimensões: Organização, Liturgia, Família e Catequistas, que foi aplicado na grande maioria das paróquias da diocese. Os dados apresentados serviram de base para a discussão em grupos por vicariato, que deveriam apresentar três sugestões para melhoria de forma geral na diocese.

Por fim, Dom Paulo Cezar Costa, mais uma vez trouxe alegria, incentivo e coragem com suas palavras. Abordou a Catequese Querigmática e Mistagógica baseada na Evangelli Gaudium, que consiste em fazer a experiência com Deus através da Palavra, da comunidade, dos sacramentos, antes da doutrina e da experiência. Salientou que o primeiro anúncio querigmático foi Jesus ao morrer por nós e estar vivo, Deus conosco, para nos iluminar, curar.

Foi pontual ao citar que os Encontros Catequéticos necessitam ser um anúncio da Palavra, centrado nela, a exemplo dos discípulos de Emaús que, primeiramente, estavam desencantados com tudo que havia acontecido, mas confiantes no que Jesus foi dizendo, eles fizeram a experiência com a Palavra e seus corações ficaram aquecidos.

COMISSÃO DIOCESANA CATEQUÉTICA

Assessor Diocesano: Pe. Renato Gonçalves

Nos Vicariatos:

Vicariato São Carlos – Padre Rudival

Vicariato São Bento – Padre Renato

Vicariato Senhor Bom Jesus – Padre Marcelo Jolli

Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio – Padre Carlos Junior

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.