Diocese São Carlos jul 21, 2017

Ação Missionária do Regional Sul 1 da CNBB se reúne para delinear a missão em Pemba, na Africa

Por  Regional Sul 1 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

O Regional Sul 1 da CNBB que abrange as dioceses do Estado do São Paulo, atende apelo do bispo de Pemba em Moçambique e prepara envio de mais missionários para aquela região da África. Reunião na cúria em Mogi das Cruzes teve por objetivo delinear a missão na diocese de Pemba, em Moçambique, especialmente o envio de missionários.

O vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB e bispo diocesano de Mogi das Cruzes, SP, dom Pedro Luiz Stringhini, recebeu na cúria diocesana em Mogi das Cruzes na manhã de quarta-feira (12) representantes do Regional Sul 1 da CNBB e frades da Fraternidade Missionária “O Caminho” (Fraternidade dos Pobres de Jesus), para delinear a missão, e ajudar no trabalho de evangelização na Igreja na África, na Diocese de Pemba em Moçambique, especialmente o envio de missionários naquela região.

A proposta desta reunião aconteceu após dom José Luiz Bertanha, presidente da Comissão de Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, receber uma carta do bispo brasileiro de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, apresentando a realidade de sua diocese e a necessidade da presença do Regional Sul 1 naquela região. O apelo de Dom Luiz Fernando foi apresentado na assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 e todos os bispos presentes acolheram, com espírito missionário, profético e solidário,  o pedido de ajuda do bispo de Pemba.

Durante a reunião, Dom Pedro apresentou o padre Gilson Sobreiro de Araújo, fundador e superior da comunidade da comunidade Fraternidade Missionária “O Caminho”, que marca presença missionária junto aos pobres, em cerca de 80 lugares, com casas espalhadas pelo Brasil e outros países.

Na ocasião foram dados os primeiros passos do Projeto Missionário na África. Sentindo a necessidade de dar resposta à convocação de Dom Luiz e com o objetivo principal de anunciar e testemunhar Jesus Cristo e contribuir na formação de lideranças junto ao povo daquela região, a Fraternidade Missionária “O Caminho” poderá dispor, para o próximo ano, de três irmãs, um padre e um frei para a missão em Pemba, onde já se encontra o Pe. Salvador, da Diocese de Guarulhos.

Haverá uma próxima reunião, no final do mês de julho, em São Paulo, na Obra do Cenáculo Missionário, com a equipe do Conselho Missionário Regional (Comire). Em agosto, a reunião será em São Paulo, na sede do Regional, com a presença do bispo de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, a fim de se conhecer melhor a realidade daquela diocese.

A ação missionária da Igreja no Regional está em sintonia com a Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo papel é promover a ação missionária e evangelizadora, a formação e atividade dos missionários, e a ajuda intereclesial, no Brasil e além-fronteiras.

A reunião contou ainda com a presença do secretário adjunto, Padre João Carlos Deschamps de Almeida, acompanhado do diácono Domingues do Regional Sul 1 e do sr. Antonio Mercado, do setor administrativo da Diocese de Mogi das Cruzes.

O bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini conversa com o jornalista após reunião. Ouça!