Diocese São Carlos dez 5, 2017

25 anos de Ministério Presbiteral – faço parte da história de Dom Paulo Cezar Costa , afirma Chanceler do Bispado de Valença

25 anos de Ministério Presbiteral – faço parte da história de Dom Paulo Cezar Costa , afirma Chanceler do Bispado de Valença

Há vinte e cinco anos, era acolhido pela Diocese de Valença como seminarista. Fui para o Seminário Arquidiocesano de São José no Rio de Janeiro. Paulo Cezar, diácono, estava preparando sua Ordenação Presbiteral. Um amigo que Deus colocou em minha vida. Sua fraternidade foi importantissima para meus primeiros passos.

Paulo Cezar como Padre novo, exerceu seu ministério em minha Paróquia de origem, em Paraíba do Sul. Integrou-se a minha família, que o admira muito.

Transferido para Vassouras, convidou-me para assessorar vários cursos e eventos pastorais. Sempre confiou em meus dons e carisma. Como eu cresci!

Em Roma até a conclusão do Doutorado, quando visitava o Brasil não esquecia os amigos. Sempre o mesmo: fraterno e generoso.

Retornando à Valença, na Paróquia Santa Rosa de Lima e na Coordenação de Pastoral, muitos foram os gestos do pastor zeloso e ‘ com o cheiro das ovelhas ‘. Na formação: PUC RJ, Seminário São José do Rio, Cursos e Assembleias de Pastoral, um invejável testemunho de fidelidade e amor à Igreja. Incentivou o crescimento intelectual dos leigos e seminaristas.

Nesse particular, deu novo impulso ao Seminário Maior Paulo VI de Nova Iguaçu- Casa da Esperança- Foi um reitor firme sem perder a ternura. Continuei acompanhando seus trabalhos com alegria. Sempre criativo e entusiasmado.

A Igreja reconheceu seus méritos e o chamou para o Episcopado. Tive a honra de ser um dos Padres assistentes de sua Ordenação Episcopal. Bispo Jovem de Esco, com a maturidade necessária que o levou a desempenhar relevantes trabalhos na Arquidiocese do Rio de Janeiro e agora na veneranda Igreja Particular de São Carlos SP. Nas redes sociais e nas visitas que faz a Valença tenho noticias de seu testemunho pastoral e sua dedicação pelos eleitos: ‘ Tudo suporto pelos eleitos!’

São vinte e cinco anos de missão profunda, comprometida, vibrante e fiel!

Um grande irmão, grande amigo e grande pastor! Ad multos annos Dom Paulo Cezar Costa!

Pe. Edilson Medeiros de Barros

( Chanceler do Bispado de Valença, Vigário Episcopal e Cura da Catedral)

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.