Morreu aos 89 anos Dom Rubens Augusto de Souza Spínola

0
1931
Morreu aos 89 anos em Paranavaí/PR, Dom Rubens Augusto de Souza Spínola

Por Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos / Foto: Tânia Mara

Morreu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 89 anos em Paranavaí/PR, Dom Rubens Augusto de Souza Spínola, que foi o segundo bispo desta diocese. Dedicado às causas da vida e da dignidade humana, o religioso tinha mais de 60 anos como sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana.

Nesta diocese foram mais de 19 anos de dedicação ao serviço que rendeu admiração dos que o conhecem e o respeito geral. Mesmo após a aposentadoria, em fevereiro de 2004, o bispo continuou na cidade, residindo desde então na mesma casa. Em março deste ano Dom Rubens completou 28 anos de episcopado.

A Morte

Dom Rubens foi encontrado morto na manhã de hoje, na casa onde morava, por uma funcionária que foi chamá-lo para o café.

O corpo será velado na Catedral Diocesana e sepultado na cripta da catedral.

Memória

O religioso deixa seu legado na comunidade paranaense pela sua serenidade e humildade, ações por ele promovidas marcaram a vida da região Noroeste. Dentre os episódios, a construção da Catedral Maria Mãe da Igreja e multiplicação das paróquias, somando-se também a ordenação de 35 padres.

Quando assumiu a Diocese eram apenas duas paróquias em Paranavaí. Quando deixou a administração, apresentou saldo de 11 paróquias na cidade.

Conheça Dom Rubens Spínola

Rubens Augusto de Souza Espínola, nasceu em São Carlos (SP) em 8 de junho de 1928. Foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1953 e bispo em 19 de março de 1981.

Tomou posse em Paranavaí no dia 8 de dezembro de 1985, sucedendo a Dom Benjamin de Souza Gomes, que passou à condição de bispo emérito, falecendo em 17 de novembro de 1995.

Dom Rubens permaneceu na função até o dia 1º de fevereiro de 2004, quando se aposentou e foi empossado o bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo. Dom Sérgio foi nomeado para a Diocese de Bragança Paulista em 16 de setembro de 2009.

A nossa Diocese de São Carlos se une em oração junto aos seus familiares, amigos e Diocesanos de Paranavaí no Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here